SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Publicada dia: 16/02/2024

Criança de 13 anos é a primeira curada de um câncer raro no cérebro

Fonte: https://www.sonoticiaboa.com.br/2024/02/14/crianca-de-13-anos-e-a-primeira-curada-de-um-cancer-raro-no-cerebro
Lucas é a primeira criança no mundo a ser curada do glioma do tronco cerebral, um câncer brutal no cérebro. - Foto: reprodução/Canva Pro

Um menino belga chamado Lucas, de apenas 13 anos, venceu todas as probabilidades e se tornou a primeira criança a ser curada totalmente de um tipo raro de câncer no cérebro.

A vida do garoto mudou completamente aos seis anos de idade, quando foi diagnosticado com um glioma do tronco cerebral, um câncer particularmente brutal. Até então, não havia histórico de pacientes curados da doença.

O médico francês Jacques Grill se emociona ao lembrar de ter contado aos pais de Lucas que o filho deles não sobreviveria. Mas, sete anos depois, não há mais vestígios do tumor no corpo dele!

Apenas 10% vivem

O caso de Lucas é ainda mais surpreendente quando consideramos a gravidade desse tipo de câncer.

O glioma do tronco cerebral é diagnosticado principalmente em crianças com idades entre 4 a 6 anos, mas também pode ocorrer em adultos.

A maioria das crianças diagnosticadas não vive mais de um ano após o diagnóstico e apenas 10% estão vivas dois anos depois.

Lucas participou de um ensaio clínico

Durante o tratamento, a radioterapia pode até retardar a rápida marcha do tumor agressivo, mas nenhum medicamento demonstrou ser totalmente eficaz.

Lucas e sua família viajaram para a França, onde ele se tornou um dos primeiros pacientes a participar de um ensaio clínico que testava novos medicamentos para o glioma do tronco cerebral.

O menino respondeu muito bem a um medicamento chamado everolimus e ao longo dos exames, o tumor desapareceu completamente.