QUARTA-FEIRA, 20 DE SETEMBRO DE 2017
Publicada dia: 13/09/2017

13 de Setembro - Dia Nacional da Cachaça

Fonte: portoweb.com.br

Dia Nacional da Cachaça ou simplesmente Dia da Cachaça é celebrado em 13 de setembro.

Esta é uma bebida com uma carga simbólica muito grande para a cultura e identidade brasileira.

A criação do Dia Nacional da Cachaça foi uma iniciativa do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), instituída em junho de 2009. Ainda existe um projeto de lei do deputado Valdir Colatto e que foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em outubro de 2010, com o objetivo de oficializar a data.

O dia 13 de setembro foi escolhido em homenagem a data em que a cachaça passou a ser oficialmente liberada para a fabricação e venda no Brasil, em 13 de setembro de 1661. Esta legalização, no entanto, só foi possível após uma revolta popular contra as imposições da Coroa, conhecida como "Revolta da Cachaça".

Até então, a Coroa portuguesa impedia a produção da cachaça no país, pois o seu objetivo era substituir esta bebida pela bagaceira, uma aguardente típica de Portugal.

A Revolta da Cachaça consiste num dos primeiros movimentos de resistência contra a dominação portuguesa no país, representando um importante marco para a história da luta pela independência.

A cachaça é uma bebida alcoólica muito apreciada no Brasil, feita tendo como base principal a cana-de-açúcar. Atualmente, no entanto, existem diferentes variantes da cachaça e com diferentes sabores.

Curiosidades sobre a Cachaça

  • O Brasil produz aproximadamente 1,2 bilhões de litros de cachaça por ano.
  • A cachaça tem em média 40% de teor alcoólico.
  • O maior produtor de cachaça no Brasil é o estado de São Paulo, seguido do Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraíba.
  • A cachaça brasileira é exportada para mais de 60 países, sendo a Alemanha responsável por aproximadamente 30% da sua importação.
  • Em 13 de setembro de 1635 uma lei da Coroa portuguesa proibiu a produção e comercialização da cachaça, com o objetivo de evitar concorrência para a Bagaceira, uma aguardente feita a partir do bagaço da uva verde.
  • A cachaça é atualmente definida como um produto cultural brasileiro.