QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Publicada dia: 19/09/2023

19 de setembro – Dia do Ortopedista

Fonte: portoweb.com.br

Dia 19 de setembro é um dia importante, nele é comemorado o Dia do Ortopedista, aquele profissional que é necessário quando há um caso de trauma (conhecido popularmente como “osso quebrado”), e também quando o paciente precisa tratar alguma deformidade de membros relacionados ao aparelho locomotor, como músculos, ligamentos, articulações, coluna etc.

A história do Dia do Ortopedista

A data foi escolhida porque no mesmo dia, em 1935, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) foi fundada. Aliás, no meio médico, a SBOT é uma das maiores instituições do mundo, sendo a maior da América Latina, e seus feitos são referências mundiais pelo alto padrão exigido.

Curiosidades sobre o mundo da ortopedia

Existem algumas curiosidades sobre o ortopedista que não são do conhecimento de muitos. Por exemplo: no Brasil, ortopedia e traumatologia são profissões unificadas. Existem também outras especialidades, como a cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, voltada para a odontologia, que, como o próprio nome sugere, cuida de toda a região buco-maxilo-facial. Além disso, há também a fisioterapia ortopédica, que trata disfunções do sistema músculo-esquelético com exercícios que auxiliam o desenvolvimento corporal.

Outro fato curioso é o de muitas pessoas acharem que quando alguém quebra uma costela, por exemplo, também é preciso encaminhar o paciente para o ortopedista. Essa instrução é equivocada. Os ortopedistas, como foi dito anteriormente, tratam dos membros superiores, inferiores, coluna e bacia, além dos músculos que abrangem essas regiões. Quando há um trauma abdominal, quem cuida do paciente é um cirurgião geral.

Já em casos de traumatismos cranianos, o responsável é o neurocirurgião. Mas, claro, qualquer profissional da área da saúde está instruído a dar os primeiros socorros a um acidentado (lembrando que quanto antes acontecerem os primeiros socorros, menores as chances de haver sequelas pós-traumáticas).