QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Publicada dia: 13/01/2018

Ávido por curiosidades? Confira esta lista com 20 fatos interessantes!

Fonte: megacurioso.com.br

1 – Sabia que a palavra “câncer” é usada para definir o temido problema de saúde porque Hipócrates — médico grego que é considerado por muitos como o “pai da medicina” — acreditava que os tumores se pareciam com caranguejos?

Signo de câncer(Horoscope Zodiac Pro)

2 – Nelson Mandela, Whoopi Goldberg e o Papa Francisco foram nomeados como membros honorários do Harlem Globetrotters, um dos mais famosos times de basquete norte-americanos.

3 – E já que mencionamos o Papa no item anterior, sabia que o Vaticano é o território com o maior consumo de vinho per capita no mundo — registrando 74 litros por habitante ao ano?

4 – Não pense que o “Pole Dancing” é uma coisa recente! Existem registros de pessoas que já praticavam essa dança no século 12, e a maioria dos dançarinos eram homens!

Pole Dance

(Vertical Wise)

 

5 – No ano passado, a Coreia do Norte atingiu uma de suas próprias cidades acidentalmente durante um daqueles polêmicos testes com mísseis conduzidos pelo pessoal de Kim Jong-un.

6 – Sabe aquela estática que vemos quando um canal de TV fica fora do ar? Uma pequena porcentagem dela é composta por traços da radiação emitida durante o Big Bang — o que significa que os chuviscos mostram os efeitos residuais da criação do Universo.

7 – Homer Simpson é filho de Abraham e Mona, e seu nome completo é Homer Jay Simpson. Aliás, a inspiração para o “batismo” do personagem veio do pai do criador da série, Matt Groening, que também se chama Homer.

8 – Você já tinha parado para pensar que, entre o primeiro voo de avião, realizado pelos irmãos Wright em 1903, e a ida do homem à Lua, em 1969, se passaram apenas 66 anos?

Irmãos Wright(Wikimedia Commons/Domínio Público)

9 – Os últimos prisioneiros alemães da Segunda Guerra Mundial só foram libertados pelos soviéticos em 1956.

10 – Mais de 5 mil pessoas tentaram atravessar o Muro de Berlim e, dessas, estima-se que entre 136 e 200 morreram na tentativa.

11 – A Bíblia era a maior paixão de Isaac Newton. Ele escreveu mais sobre religião do que a respeito das Ciências ou da Matemática.

12 – Caso você não saiba, existe uma palavra que define o desejo incontrolável de viajar e levar uma vida errante: dromomania.

Viajante(Immerse Me)

13 – Em 2017, circulou a notícia sobre um garoto chinês de 10 anos de idade que passou dois anos recolhendo 160 mil garrafas de plástico que conseguiu juntar US$ 2,7 mil (pouco mais de R$ 8,6 mil). Ele doou tudo para os órfãos de vítimas do HIV.

14 – Sabia que o Sistema Solar leva cerca de 240 milhões de anos para completar uma órbita ao redor da Via Láctea?

15 – E falando em Sistema Solar, a Terra é o único planeta entre os nossos vizinhos no qual a água pode ser encontrada em seus três estados: sólido, líquido e gasoso.

16 – Em termos de biomassa, o Krill antártico é a espécie mais bem sucedida do mundo, somando cerca de 500 milhões de toneladas.

Jan Zizka (Wikimedia Commons/Jan Matejko/Domínio Público)

17 – O general tcheco Jan Zizka — um militar que viveu entre 1360 e 1424 — ordenou que, após sua morte, sua pele fosse removida e usada para fazer um tambor. Seu desejo foi atendido, e o instrumento era tocado em momentos de crise nacional.

18 – Se você é um chocólatra incorrigível, temos más notícias: os cientistas estimam que os cacaueiros — as plantas que produzem o cacau — podem entrar em extinção até 2050 devido ao aumento das temperaturas globais e às condições de climáticas, que estão tornando as áreas produtoras mais secas.

19 – Em 1975, o colapso da Barragem de Banqiao, na China, causado pelas fortes chuvas trazidas pela passagem do tufão Nina na região, provou a morte de 171 mil pessoas, mas essa informação só foi divulgada ao resto do mundo em 2005, isto é, três décadas após a tragédia.

20 – Os cangurus usam suas caudas para ajuda-los a manter o equilíbrio enquanto eles saltam. Se tirarmos esse meio de apoio do solo, eles não conseguem pular. Aliás, esses animais são incapazes de saltar em “marcha ré”.