SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Publicada dia: 10/08/2018

11 Fatos Que Você Pode Não Saber Sobre o Rei da Selva

Fonte: megacurioso.com.br

1 – Estimativas apontam que atualmente existem entre 20 mil e 40 mil leões vivendo na natureza. Há um século, a população desses felinos era — pelo menos — 10 vezes maior.

2 – Ainda sobre os leões vivendo na natureza, de acordo com os cientistas, os machos vivem entre 12 e 16 anos. Em cativeiro, eles podem chegar até os 25 anos.

Leõs

(San Diego Zoo)

 

3 – Infelizmente, existem mais estátuas de leões no mundo do que animais de verdade vivendo na natureza.

4 – Sobre as leoas, elas caçam entre 85% e 90% das presas que são consumidas pela alcateia. Esses grupos, aliás, costumam ser formados por 10 a 15 animais, e diariamente, as fêmeas precisam consumir 5 kg de carne por dia, e os machos, 7.

Alcateia(Lion Recovery Fund)

5 – Outra curiosidade interessante sobre as caçadas é que, enquanto as fêmeas saem em busca das presas, os machos patrulham o território para proteger a alcateia.

6 – Um curioso estudo revelou que as leoas geralmente se sentem mais atraídas por leões que possuem jubas mais escuras.

Leão e leoas(Oregon Zoo)

7 – Enquanto os leões-africanos costumam medir entre 1,5 e 2 metros de comprimento da cabeça ao quadril e pesar entre 120 e 190 quilos, os leões asiáticos são bem maiores, medindo entre 2 e 2,8 metros de comprimento até as ancas e pesar entre 120 e 225 kg.

8 – Sabia que os leões — assim como outros grandes felinos e até os gatos domésticos — não são capazes de sentir o sabor de nada doce?

Rei da Selva(News Hub)

9 – E sabia que os leões podem saltar distâncias superiores a 10 metros e alcançar velocidades de 80 km/ hora ao correr? E mais: os rugidos dos machos adultos podem ser ouvidos a 8 quilômetros de distância.

10 – Durante o período de acasalamento, os leões podem cruzar entre 20 e 40 vezes em um único dia.

Leão majestoso(Reader’s Digest)

11 – Apesar de serem conhecidos popularmente como “Reis da Selva”, na verdade, a maioria leões vive na savana ou em áreas com vegetação rasteira. Os únicos indivíduos que habitam florestas se encontram na Índia, no Parque Nacional Gir.