TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Publicada dia: 25/09/2022

25 de Setembro - Dia do Rádio e Radiodifusão

Fonte: radioboanova.com.br

O dia 25 de setembro é comemorado o Dia do Rádio no Brasil. A data marca o nascimento de Roquete Pinto que em 1923 fundou a primeira emissora do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.

A primeira transmissão radiofônica no Brasil, já havia ocorrido no ano anterior, em 7 de setembro de 1922. Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro.

A década de 1950 foi marcada pela consolidação do rádio como meio de comunicação. Em 1968, surgiram as primeiras emissoras de frequência modulada (FM).

Com o passar dos anos muita coisa mudou: das interferências e ruídos dos primeiros aparelhos de rádio (pesados, enormes e à válvula) aos pequenos, leves e modernos rádios de transmissores.

Muitos chegaram a defender a tese de que o rádio estaria acabando. Porém o que vemos nos dias de hoje é que, o rádio continua a evoluir na era digital, e continua sendo a mídia que atinge o maior público no mundo inteiro. Mesmo com tanta tecnologia, o rádio continua firme e companheiro fiel de várias pessoas, pois o Rádio oferece confiança para o ouvinte.