QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Publicada dia: 12/02/2021

10 ATORES E AS PESSOAS REAIS QUE INSPIRARAM PAPÉIS EM FILMES

Fonte: megacurioso.com.br

Cinebiografias ou filmes baseados em eventos reais têm uma tarefa difícil de recontar um capítulo da história com base em acontecimentos, mas também utilizando a linguagem cinematográfica para criar um produto cultural de sucesso. Para isso, a escolha do protagonista é essencial: ele deve ser não apenas um ator capaz, mas ser caracterizado de forma a lembrar fisicamente a figura retratada.

A seguir, selecionamos alguns desses papéis que foram inspirados por figuras reais, colocando as imagens lado a lado para você avaliar a adaptação e comentar quais ficaram mais parecidos. Para fugir um pouco do óbvio, deixamos de fora algumas figuras mais conhecidas, como presidentes, músicos e artistas em geral.

1. Frank Abagnale Jr. e Leonardo di Caprio

Frank e Leo.Frank e Leo.

Em Prenda-me se for Capaz, de 2002, o astro Leonardo di Caprio interpreta um golpista profissional, capaz até de virar piloto de avião sem qualquer formação para isso. O Frank de verdade ficou cinco anos preso e passou a trabalhar para o governo. Ele participou de eventos de divulgação do filme até posou ao lado do ator.

2. Aileen Wuornos e Charlize Theron

Aileen e Charlize.Aileen e Charlize.

Monster – Desejo Assassino rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Charlize Theron. No filme, conhecemos a história da serial killer Aileen Wuornos, que foi presa e executada em 2002. O trabalho de maquiagem para adicionar marcas e  foi bastante elogiado na época, praticamente transformando as feições de Theron.

3. Alan Turing e Benedict Cumberbatch

Turing e Cumberbatch.Turing e Cumberbatch.

O pesquisador britânico, que é considerado um dos primeiros grandes gênios da computação, foi vivido por Cumberbatch na adaptação de 2014, sem tantas semelhanças físicas entre ambos. A partir de algoritmos e máquinas, Turing foi uma das figuras mais influentes da ciência na Segunda Guerra Mundial.

4. Harvey Milk e Sean Penn

Harvey e Penn.Harvey e Penn.

O político e ativista das causas LGBTQ+ virou filme em 2008, com Penn levando o Oscar de Melhor Ator pela interpretação. Ele foi criticado por alguns veículos por trazer um ar menos agressivo e ousado do que a figura história real, mas no geral os elogios à produção prevaleceram.

5. Truman Capote e Philip Seymour Hoffman

Truman e Philip.Truman e Philip.

O jornalista e escritor Truman Capote ostentava roupas de grife e um estilo único, imortalizado em fotos. Na adaptação para os cinemas, ele foi vivido por Philip Seymour Hoffman, em mais um papel que rendeu um Oscar de Melhor Ator.

6. Erin Brockovich e Julia Roberts

Erin e Julia.Erin e Julia.

A ativista ambiental virou personagem de filme pela atuação legal em um caso contra uma companhia de energia na Califórnia, mesmo sem conhecimento da área. No filme, que rendeu o Oscar de Melhor Atriz, ela faz uma ponta como uma garçonete.

7. Christopher McCandless e Emile Hirsch

Christopher e Emile.Christopher e Emile.

A vida insana e livre de  Christopher McCandless, o jovem que largou a vida que levava para passear e viver em meio à natureza, virou um elogiado filme. Em Na Natureza Selvagem, Emile Hirsch interpreta o personagem, em uma produção também marcada pela trilha sonora de Eddie Vedder, do Pearl Jam.

8. Leonhard Seppala e Willem Dafoe

Leonard e Willem.Leonard e Willem.

Togo é um filme não muito conhecido da Disney, mas a história de Leonhard Seppala vale a pena ser conhecida. O norueguês é um treinador de cães para trenós que precisou super diversos obstáculos para cumprir uma importante missão. Na escalação, Dafoe traz semelhanças pelas marcas na pele e o rosto sério.

9. Katherine Johnson e Taraji P. Henson

Katherine e Taraji.Katherine e Taraji.

A especialista em matemática e computaçação, que trabalhou por 35 anos na NASA, ajudou em missões como a Apollo 11, que marcou a chegada do ser humano à Lua. Além de homenageá-la, Estrelas Além do Tempo dá os devidos créditos históricos a outras figuras femininas do departamento.

10. Bob Woodward e Carl Bernstein; Robert Redford e Dustin Hoffman

As duplas da ficção (acima) e da vida real.As duplas da ficção (acima) e da vida real, em posições trocadas.

Essa é a dupla de repórteres que desvendou os escândalos de espionagem e corrupção do caso “Watergate”, que resultou na renúncia do presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon. Em Todos os Homens do Presidente, eles foram imortalizados com uma frase que virou um mantra do jornalismo investigativo: “siga o dinheiro”.