SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Publicada dia: 19/08/2021

Cataia: a história da nossa cachaça caiçara

Fonte: MegaCurioso

Como saber se um boteco na região Sul ou Sudeste do Brasil é raiz? Pergunte ao proprietário se ele pode te oferecer uma dose de cataia. Apelidada de cachaça ou uísque caiçara, essa bebida é um verdadeiro produto nacional muito saboroso e que é especialmente popular no litoral dos estados de São Paulo e do Paraná. 

Podendo ser consumida pura ou com mel, ela é preparada à base das folhas de uma erva medicinal com mesmo nome e curtida em cachaça. O nome cataia é proveniente do tupi e significa "folha que queima", o que curiosamente combina com a definição do que sentimos ao tomar uma boa cachaça. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre esse produto!

Origem da cataia

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

 

De acordo com as histórias locais, a primeira vez que a cataia foi introduzida aos brasileiros ocorreu em 1985 na comunidade de Barra do Ararapira, no litoral paranaense. Na época, Rubens Muniz, dono de uma pousada e um restaurante na região, decidir fazer um experimento com as folhas da erva e doses de cachaça em uma mesma garrafa.

Muniz, então, posteriormente descobriria que o simples fato de colocar a cachaça em um mesmo recipiente que as folhas de cataia seria suficiente para reduzir drasticamente a acidez da bebida, fazendo com que adquira uma fragrância única e sabor inigualável.

A partir desse momento, a fama do líquido passou a se espalhar pelo país. Nos dias de frio, é comum que a cataia seja consumida pelos pescadores da região e também comercializada para turistas que almejam conhecer um pouco mais da cultura local. Dependendo do preparo, uma garrafa de cataia pode ter teor alcoólico de 20% a 40% — o que geralmente exige que 20 folhas fiquem em 1 litro de cachaça por 20 dias.

Propriedades medicinais

(Fonte: Internet/Reprodução)(Fonte: Internet/Reprodução)

 

Uma das coisas mais interessantes sobre a cataia é a quantidade de benefícios que a erva medicinal pode trazer para os seres humanos. Em geral, os principais usos da planta são para acalmar dores de todos os tipos, como antibiótico ou para tratar picadas de mosquito. 

Entretanto, a planta que dá origem à cachaça caiçara também pode ajudar com problemas estomacais e há quem diga que é um excelente remédio para lidar com a impotência sexual. Agora que você sabe tudo isso, não há motivos para não experimentar essa bebida, não é mesmo?