QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Publicada dia: 14/01/2022

É o fim do Globo de Ouro? Críticos avaliam o futuro da premiação após escândalos e polêmicas

No podcast Cena Aberta, Mikannn, Max Valarezo e PH Santos fazem uma análise histórica de um dos maiores prêmios do cinema e debatem o que mudará nos próximos anos; ouça agora!
Fonte: https://gshow.globo.com/

Falta de representatividade, indicações duvidosas, 'compra' de votos... a lista de polêmicas envolvendo o Globo de Ouro dá o que falar há anos, e o resultado não poderia ser outro: o prêmio, que já foi um dos maiores eventos mundiais do cinema e da TV, ganhou descrédito e perdeu relevância.

Não à toa, a edição de 2022 foi completamente atípica: os vencedores foram anunciados pela internet, sem uma transmissão oficial. Além disso, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, na sigla em inglês), que organiza a premiação desde os anos 1940, prestigiou nomes e obras que indicam um olhar mais diverso em relação à raça, gênero e sexualidade - o que já era cobrado há algum tempo.

Por tudo isso, a pergunta que fica é: qual será o futuro do Globo do Ouro? É isso que os crítico de cinema MikannnMax Valarezo e PH Santos tentam responder no novo episódio do podcast Cena Aberta! No programa, o trio faz uma análise histórica da premiação, relembra os principais escândalos que abalaram a reputação do evento e projeta como será daqui em diante. 

 

???? Polêmicas recentes

 

"Um dos estopins foi um artigo que o Los Angeles Times publicou no início do ano passado: eles investigaram e olharam que dentre todos os membros da HFPA não tinha uma pessoa negra. E aí ficou mais escancarado como não tinha diversidade racial dentro da HFPA, que faz o Globo de Ouro. As pessoas pensaram: 'Isso inclusive condiz com a falta de diversidade que a gente vê nas indicações do Globo de Ouro'. Logo depois dessa matéria, também foi vazado um e-mail de um membro que foi presidente da HFPA várias vezes. Ele estava encaminhando pra outros membros um artigo que chamava o grupo Black Lives Matter (Vidas Negras Importam, em português) de um grupo de ódio racista. Esse vazamento causou um escândalo também", explica Max Valarezo.

 

???? Falta de representatividade

 

"E também a quantidade de mulheres é muito baixa. Não é à toa que a Jane Campion, diretora de 'Ataque dos Cães', ganha esse ano - e ela é a primeira mulher a vencer o Globo de Ouro de Melhor Direção. Pra você ver como é fato. É tão óbvio que eles mesmos disseram: 'Acho que a gente tem que premiar essas pessoas sim, porque a gente nunca premiou', avalia PH Santos, que ainda reflete:

"Dá um nó na cabeça da gente porque gera um paradoxo: o Globo de Ouro nunca premiou determinados tipos de filmes, atores, atrizes... e esse ano premiou. Aí por isso ele começa a ser bem quisto. Mas ele premiou porque realmente é o que devia ser premiado ou premiou em resposta porque nunca premiou?"

 

???? É o fim do Globo de Ouro?

 

"Premiação é importante. Eu acho que o problema é usar essa influência pra vender algo que não deveria ser contemplado. Eu acho que é esse o grande problema, o problema da ética mesmo. E se eles conseguirem resolver isso e fazer essas mudanças por dentro, pode ser que eles consigam recuperar", opina Mikannn