QUARTA-FEIRA, 29 DE JUNHO DE 2022
Publicada dia: 28/04/2022

5 MISTÉRIOS DO OCEANO QUE A CIÊNCIA AINDA NÃO RESOLVEU

Fonte: https://www.megacurioso.com.br/

A água é talvez o bem mais precioso de nosso planeta e não à toa ele é 70% coberto por esse elemento. Aliás, é justamente toda essa imensidão de mares e oceanos que se esconde algumas das perguntas mais intrigantes da nossa existência. Afinal, se não conhecemos totalmente o que está sobre a terra, imagina se sabemos os mistérios que acontecem de baixo d'água?

O reino aquático é foco de estudo de muitos cientistas, que incansavelmente tentam absorver mais informações sobre esse tema. Mas quais são as perguntas que mais nos instigam atualmente? Conheça mais sobre cinco mistérios do oceano que a ciência ainda não conseguiu resolver!

1. Onde está escondida a poluição plástica?

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

 

Toneladas de plástico fabricado em terra são despejadas no mar todos os anos, mas não há qualquer estudo científico que tenha conseguido mapear todas as regiões afetadas pela poluição plástica. Ao todo, cerca de 90% de todo esse plástico que está na água ainda não foi localizado.

Aprender mais sobre para onde o plástico está indo pode ajudar os cientistas a entender seus efeitos na vida marinha e como esse processo todo pode ser desfeito.

2. Por que as baleias encalham nas praias?

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

 

Todos os anos, milhares de mamíferos marinhos como as baleias acabam presos nas praias ou nas águas rasas perto da costa e esses números têm aumentado a cada temporada. Mas quais são os motivos por trás disso? Será que nós somos culpados?

Embora a ciência saiba que os seres humanos estão afetando a vida oceânica, porém é difícil entender como afetamos espécies individuais. Porém, se investigarmos mais a fundo essas baleias que estão encalhando em nossas praias, talvez encontremos respostas mais profundas sobre tudo.

3. Por que tantas criaturas marinhas brilham?

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

A escuridão pode até existir no fundo do oceano, mas a ausência completa de luz nunca acontece porque simplesmente existem diversas espécies com capacidades incríveis de bioluminescência. E esse é um mecanismo de sobrevivência muito intrigante que essas criaturas desenvolveram com o tempo.

E qual o motivo de todo esse brilho acontecer? Compreender porque existem tantas criaturas diferentes com essa incrível habilidade de brilhar no fundo do mar é ainda uma pequena dúvida que existe nas nossas cabeças e nos aprofundar nesse tipo de estudo pode fazer com que a gente descubra animais cada vez mais bizarros e curiosos.

4. O que está escondido nas profundezas do mar?

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Você sabia que, atualmente, apenas 20% do fundo do mar foi mapeado? Isso quer dizer que a gente não faz ideia de quase tudo que está acontecendo nesse ambiente. Para se ter ideia, nós temos mais informações sobre as superfícies da Lua e de Marte do que dessa parte do nosso planeta.

Acontece, no entanto, que nós ainda não temos a tecnologia necessária para chegar até esse pedaço misterioso da Terra e sanar muitas de nossas dúvidas. No futuro, quem sabe a gente possa aprender cada vez mais sobre a inexplicável experiência que deve ser chegar até o fundo do mundo.

5. É possível perfurar a Terra até chegar ao manto?

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

 

Saber o que está no fundo do mar não basta nem um pouco para os cientistas. A verdade é que a ciência também quer saber o que está escondido de baixo d'água. Sessenta anos atrás, os geólogos tentaram perfurar o fundo do mar para extrair um pedaço do manto da Terra, uma camada profunda do mundo que nenhum humano observou diretamente. 

A missão, no entanto, não saiu como planejado. Mesmo assim, foi o primeiro passo da humanidade para descobrirmos mais sobre o nosso planeta e talvez até mesmo mais sobre a nossa vida.