QUARTA-FEIRA, 29 DE JUNHO DE 2022
Publicada dia: 15/06/2022

6 PAÍSES QUE MUDARAM DE NOME AO LONGO DOS ANOS

Fonte: https://www.megacurioso.com.br/educacao/122146-6-paises-que-mudaram-de-nome-ao-longo-dos-anos.htm

Quem está de olho nas notícias deve ter visto que a Turquia anunciou que vai mudar de nome, passando para "Türkiye". Tal mudança já foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas, o que certamente vai causar algumas mudanças nas aulas de geografia e notícias referentes ao país.

Porém, ela não foi a única a passar por esse processo, e nesta lista vamos trazer algumas nações que alteraram seus nomes ao longo dos anos.

ADVERTISING

1. Suazilândia — Essuatíni

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

 

Essa é uma mudança recente, ocorrida em 2018. Para celebrar os 50 anos de sua independência do Reino Unido, a Suazilândia, que fica na África do Sul, decidiu alterar seu nome para Essuatíni. A ideia para essa alteração seria evitar possíveis confusões com a Suíça, já que em inglês este se chama Switzerland e a nação africana era conhecida como Swaziland.

2. República Tcheca — Tchéquia

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

 

Em 2016, o governo da República Tcheca promoveu uma mudança no nome do país, que passou a ser conhecido como Tchéquia. Com isso, seria possível facilitar a pronúncia em eventos esportivos e no marketing de algumas empresas localizadas por lá.

3. Ceilão — Sri Lanka

(Fonte: Ruwan Walpola/Shutterstock)(Fonte: Ruwan Walpola/Shutterstock)

O país que atualmente conhecemos como Sri Lanka tinha um nome bem diferente. Pouco após ser descoberto por Portugal em 1505, recebeu o nome de Ceilão — e dessa forma permaneceu até 2011, quando a troca aconteceu

4. República Khmer — Camboja

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Em um caso um pouco diferente dos demais apresentados aqui, temos o Camboja. Esse nome, por exemplo, só surgiu em 1953, sendo apenas mais uma das várias mudanças sofridas na alcunha da nação.

Em 1970, foi alterado para República Khmer. Logo depois, em 1975, um golpe de estado trouxe mais uma mudança: Kampuchea Democrático. Em 1979, após a queda do regime que estava à frente do governo, a região ficou conhecida como República Popular do Kampuchea. De 1989 a 1993 virou estado do Camboja e, em 1993, enfim voltou para Reino do Camboja. Confuso, né?

5. Holanda — Países Baixos

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

 

Muita gente cresceu chamando a Holanda dessa forma. No entanto, as autoridades locais definiram em 2019 que o nome oficial do país é Países Baixos. Dessa forma, estariam unificando todas as regiões da nação, já que a Holanda representa duas províncias locais: Holanda do Norte e Holanda do Sul.

6. Algumas nações africanas

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Por fim, também temos algumas nações africanas que acabaram trocando de nome, a maior parte após conseguirem independência de países europeus. Confira algumas delas a seguir:

  • Costa de Ouro Britânica — Gana
  • Guiné Portuguesa — Guiné-Bissau
  • Daomé — Benim
  • Rodésia — Zimbábue
  • Alto Volta — Burkina Faso
  • Niassalândia — Malawi
  • Abissínia — Etiópia