QUARTA-FEIRA, 19 DE JUNHO DE 2024
Publicada dia: 08/11/2023

ANÉIS DE SATURNO NÃO SERÃO MAIS VISÍVEIS APÓS 2025

Fonte: https://www.megacurioso.com.br/ciencia/127899-aneis-de-saturno-nao-serao-mais-visiveis-apos-2025.htm

Quando falamos de Saturno, a primeira coisa que vem à mente são os seus belos anéis. Essas estruturas são uma característica marcante do planeta, e podem ser vistas atualmente com qualquer equipamento astronômico básico daqui da Terra. Porém, esse cenário vai mudar muito em breve.

Segundo uma projeção divulgada pela NASA, os anéis de não estarão mais visíveis para observação aqui da Terra após 2025. Entretanto, esse sumiço não será definitivo e está diretamente ligado aos movimentos do planeta.

PUBLICIDADE

Anéis são uma das principais características de Saturno. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Anéis são uma das principais características de Saturno. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

 

Uma nova perspectiva

Segundo as informações que estão na rede, em 2025 a Terra e Saturno vão se alinhar momentaneamente. Porém, após esse período, os anéis do segundo maior planeta do Sistema Solar vão se tornar, temporariamente, uma linha quase invisível.

Essas estruturas se tornam difíceis de enxergar quando vistas de lado, mesmo quando falamos sobre uma formação que se estende entre 70 mil e 140 mil quilômetros, com 10 metros de altura. Vale mencionar, por exemplo, que qualquer estrutura com um quilômetro de largura se torna minúscula a uma distância de mais de 1,2 mil milhões de quilômetro.

Atualmente, Saturno se encontra inclinado para baixo em direção à Terra. A angulação atual é de 9 graus, o que ainda permite uma visualização de seus anéis. Entretanto, essa marca será reduzida para 3,7 graus em 2024 e atingirá grau zero no ano seguinte.

Anéis de Saturno ficarão invisíveis para os habitantes da Terra por cerca de 13 anos, voltando a aparecer após 2038. (Fonte: Getty Images/Reprodução)Anéis de Saturno ficarão invisíveis para os habitantes da Terra por cerca de 13 anos, voltando a aparecer após 2038. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Saem os anéis, entram as luas

Ainda que não seja possível enxergar os anéis de Saturno em dois anos, quem se arriscar a buscar o planeta no céu ainda terá a oportunidade de ver algumas das 156 luas que orbitam em seus arredores.

Para quem está interessado em enxergar a principal característica do segundo maior planeta do Sistema Solar, isso será possível novamente a partir de outubro de 2038, segundo as projeções dos especialistas.

Por isso, é bom ficar de olho: em 23 de março de 2025, os anéis de Saturno estarão em seu melhor ângulo de visualização antes de sumir de vista por aproximadamente 13 anos.

Aliás, alguns especialistas creditam que os anéis de Saturno podem sumir para sempre em algum momento do futuro. Caso esteja interessado, você pode ler mais sobre assunto em uma notícia que publicamos aqui no Mega Curioso.