QUINTA-FEIRA, 13 DE JUNHO DE 2024
Publicada dia: 17/08/2023

AS 6 FLORES DE ÁRVORES FRUTÍFERAS MAIS BELAS DO MUNDO

Fonte: https://www.megacurioso.com.br/educacao/126955-as-6-flores-de-arvores-frutiferas-mais-belas-do-mundo.htm

As árvores frutíferas são as das queridinhas de quem possui um jardim próprio. Além de produzirem frutas deliciosas, que podem abastecer qualquer refeição, elas também fornecem sombra para você e qualquer vegetal que adora ter um pouco de descanso do sol. Sem contar que muitas espécies também produzem flores lindas e agradáveis para a visão humana.

Contudo, cultivar uma dessas em um quintal pequeno não costuma ser uma tarefa fácil — o que não é sinônimo de impossível. Se você está em busca de uma árvore frutífera para ter em sua casa, veja só essa lista que separamos sobre as espécies mais belas no mundo todo!

1. Macieira

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Exuberantes e adoráveis, as flores das macieiras possuem cinco pétalas cada e produzem um perfume tão doce que atrai muitos polinizadores, como as abelhas, garantindo a sobrevivência do seu jardim. Essas flores costumam nascer entre o início da primavera e o início do verão, dependendo da localização e da variedade da árvore.

Como as macieiras não são árvores autopolinizadoras, elas se favorecem bastante da presença de criaturas que facilitam esse trabalho.

2. Pessegueiro

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Uma flor que é extremamente bela e pouco conhecida é a que surge dos pessegueiros. Elas costumam nascer sozinhas ou em pares, não apresentando mais do que cinco pétalas cada. Inclusive, um dado curioso é que as flores dessa árvore aparecem antes mesmo do que qualquer folha, um contraste forte com a casca escura dos galhos.

A cor delas pode variar entre rosa claro, vermelho ou até mesmo roxo, dependendo da variedade da árvore. Ao contrário das macieiras, o pessegueiro se poliniza sozinho, de forma que não depende de outros pessegueiros próximos.

3. Limoeiro

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Além de fornecer um ingrediente muito útil para a culinária brasileira, o limoeiro é consideravelmente bonito. Essa árvore frutífera produz delicadas flores brancas com um toque de roxo perto da base. Para melhorar a situação, muitas variedades dela crescem o ano todo e são autopolinizadoras.

Além do próprio limão, as flores de limoeiro podem ser colhidas junto de suas folhas para a confecção de chás ou usadas como guarnição em algum prato de comida.

4. Cerejeira

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Considerada um verdadeiro símbolo da cultura japonesa, a cerejeira é de longe uma das árvores mais bonitas que existem no planeta. Em diversos locais do mundo, essas árvores são um sinal de que a primavera chegou, sobretudo quando suas abundantes flores em tons de rosa passam a nascer.

As flores e as folhas de cerejeira podem ser colhidas e transformadas em diversos doces e chás. Inclusive, algumas receitas japonesas pedem que as flores sejam conservadas primeiro antes de serem usadas em outros produtos de panificação.

5. Laranjeira

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Semelhante ao que acontece nos limoeiros, as flores da laranjeira possuem um cheiro bastante doce e são frequentemente usadas em fragrâncias e perfumes. Já suas flores, por sua vez, nem sempre adquirem coloração alaranjada e tendem a cair da árvore após florescerem.

Ao contrário do limoeiro, as laranjeiras normalmente produzem apenas uma vez por temporada, uma vez que seu período de frutificação pode levar até 10 meses.

6. Pereira

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Para finalizar a lista, quem aparece como uma das árvores frutíferas mais belas do mundo é a pereira. Quando elas começam a florescer, suas flores surgem numa coloração esverdeada. Contudo, ao passar do tempo, elas se transformam em flores brancas bem claras.

Cada flor possui de cinco a sete pétalas e apresenta um aroma doce suave. Embora as flores de pereira não tenham um sabor particular, elas ainda podem ser usadas como guarnição.